Quem Somos

A Associação Cearense das Mastectomizadas - Toque de Vida é uma organização sem fins lucrativos, reconhecida desde 2006 pela Prefeitura Municipal de Fortaleza como entidade de utilidade pública. Foi fundada em 1993 e atualmente é presidida por Maria Nilda Mendes Almeida. Gestora educacional por formação, a atual diretora teve câncer de mama aos 35 anos quando fez a mastectomia parcial da mama e em 2009 venceu mais uma vez a batalha contra a doença que havia retornado naquele ano. A luta e recuperação a inspirou a assumir a luta pela causa do combate ao câncer de mama.

A Toque de Vida nasceu de um grupo de mulheres, pacientes do Instituto do Câncer do Ceará - ICC, que diagnosticadas com o câncer de mama trocavam experiências enquanto esperavam pelas sessões de quimioterapia no hospital. Sensibilizadas com a demanda de pessoas carentes que procuravam o hospital para o tratamento oncológico, desinformadas em relação ao seu problema de saúde e que muitas vezes enfrentavam a quimioterapia sem alimentação adequada, estas senhoras estreitaram suas amizades afim de ajudar pessoas que passavam pelos mesmos problemas que elas.

Jovina Nóbrega assumiu a presiência juntamente com Inês Costa a vice, Drª Lindete, assistente social, a freira Irmã Maria das Dores, Isair Melo, Salete Vieira, Lígia Costa e Bárbara Esperança. Desde então passaram a se reunir em encontros mensais com a intenção de aliviar o sofrimento de pacientes através de informações, palavras de conforto e esperança. Apoiadas pela direção e serviço social do ICC começaram ali seu trabalho. Durante dez anos a associação não teve sede fixa e improvisava suas ações nos estacionamento do ICC e na Casa Vida, onde até hoje realizam eventos, distribuições de cestas básicas etc. Comprometidas com a reabilitação psico-social elas prestaram importante serviço à comunidade, amenizando os traumas causados pelas multilações, o medo do tratamento e os preconceitos da sociedade.

A ACM designou-se Toque de Vida por melhorar a qualidade de vida de mais de 1.500 mulheres diagnosticadas com câncer de mama. Em seus quase 18 anos de existência, muitas ações, parcerias, projetos sociais, culturais e religiosos vem impactando positivamente a vida de mulheres, desmistificando o câncer de mama, humanizando todos os envolvidos, colaborando com pesquisas e entidades ligadas à causa e conscientizando a sociedade sobre a importância da prevenção.

Atualmente a organização mantém parceria com o Grupo de Estudo e Pesquisa à Mulher Mastectomizada - GEPAM/UFC, presidido pela Drº Ana Fátima Carvalho Fernandes, que mensalmente leva informações de saúde e auto-estima às associadas da Toque de Vida. Junto à Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama - FEMAMA, vêm atuando também âmbito nacional, lutando por políticas públicas para rastreamento do câncer de mama, tratamento adequado para mulheres diagnosticadas com a doença

 

 

Você pode marcar informações importantes ou anúncios em texto dessa forma

Enquete

Você já realizou algum trabalho voluntário?

Sim (106)
57%

Não (27)
15%

Não, mas sempre tive vontade. (53)
28%

Total de votos: 186

Nossa História

em breve...